O ATENS Sindicato Nacional soma forças à mobilização nacional em defesa da PEC pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários e pelo fim da escala 6×1, uma pauta histórica da classe trabalhadora brasileira.
A proposta em debate na Câmara dos Deputados representa uma luta por dignidade, saúde, qualidade de vida e valorização humana. Em um cenário marcado pelo aumento do adoecimento físico e mental, da precarização das relações de trabalho e da retirada do tempo de descanso, convivência familiar e participação social, reduzir a jornada é defender condições mais justas para quem vive do trabalho.
A escala 6×1 tem aprofundado a exploração da classe trabalhadora e imposto uma rotina exaustiva a milhões de brasileiros e brasileiras. Por isso, sindicatos, movimentos sociais, coletivos, fóruns e organizações populares intensificam a mobilização em defesa do texto original da PEC.
O momento exige pressão popular. Setores conservadores e representantes patronais já articulam tentativas de desfigurar a proposta, com medidas como regras de transição excessivas e mecanismos de compensação que podem manter jornadas abusivas e impedir avanços reais para os trabalhadores.
A mobilização social será decisiva para garantir que a proposta avance sem retrocessos. É hora de ocupar as ruas, as redes e os espaços públicos de debate.
O site Na Pressão também está integrado à campanha e reúne informações e materiais de mobilização para fortalecer a pressão popular sobre o Congresso Nacional.
Calendário da Comissão Especial da PEC pelo fim da escala 6×1
- 06/05 – Audiência com o ministro Luiz Marinho – Ministério do Trabalho e Emprego
- 07/05 – Audiência descentralizada na Paraíba
- 12/05 – Audiência com o ministro Dario Durigan – Ministério da Fazenda
- 13/05 – Audiência com o ministro Guilherme Boulos – Secretaria-Geral da Presidência
- 14/05 – Audiência descentralizada em Minas Gerais
- 18/05 – Audiência com sindicatos patronais
- 19/05 – Audiência com centrais sindicais
- 20/05 – Apresentação do relatório na Comissão Especial
- 21/05 – Audiência descentralizada em São Paulo
- 26/05 – Previsão de votação do relatório
A luta pela redução da jornada é uma luta por democracia social, saúde, dignidade e valorização da vida.
📣 Pelo fim da escala 6×1!
📣 Pela redução da jornada sem redução salarial!
📣 Em defesa do texto original da PEC!






