O ATENS Sindicato Nacional convoca todos os Técnicos de Nível Superior (TNS) das instituições federais para uma Plenária Nacional urgente, a ser realizada na quarta-feira, 18 de junho, às 19h, com o objetivo de discutir os impactos da Lei nº 15.141, de 3 de junho de 2025, que promoveu profundas alterações na carreira dos técnico-administrativos em educação.
A nova legislação foi construída sem a participação do ATENS e dos TNS, categoria que desempenha funções de alta complexidade técnica nas universidades e institutos federais. Entre os principais pontos afetados pela nova lei estão:
-
A tabela salarial;
-
As regras de progressão;
-
O enquadramento dos servidores;
-
E a própria estrutura da carreira.
As mudanças significam novas perdas, ainda mais exclusão e aumentam a invisibilidade dos TNS dentro do serviço público federal. Diante desse cenário, o sindicato reforça: é hora de reagir com união e mobilização!
Detalhes da Plenária
Data: Quarta-feira, 18 de junho
Horário: 19h (horário de Brasília)
Plataforma: Zoom (link será enviado por e-mail aos filiados – fique atento à sua caixa de entrada!)
Convidado especial
Filipe Menezes – Administrador da UFMG, presidente da ATENS UFMG – Seção Sindical, especialista em gestão de pessoas e doutor em Letras pela UFMG.
A plenária será um espaço de análise, escuta e articulação coletiva frente a uma reestruturação que ignorou as especificidades dos Técnicos de Nível Superior. A sua participação é fundamental para construirmos uma resposta à altura.
Os TNS não foram ouvidos. Agora, precisam ser vistos e respeitados. Compareça!






