A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) divulgou, nesta sexta-feira (9), nota pública reafirmando seu compromisso com a valorização dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) das universidades federais.
No documento, a entidade reconhece como legítima e justa a demanda da categoria pela implantação imediata das novas regras de desenvolvimento da carreira, especialmente no que diz respeito à progressão por mérito e à aceleração por capacitação. A nota destaca a consonância com a Nota Técnica Nº 01/2025/CNS/MEC, que orienta a aplicação dessas mudanças à luz da Medida Provisória nº 1.286, de 31 de dezembro de 2024.
A manifestação da Andifes é um importante respaldo institucional às lutas dos TAEs em todo o país, que têm pressionado as reitorias e o governo federal pela efetivação das mudanças previstas na MP.
O ATENS Sindicato Nacional considera fundamental que as universidades federais cumpram seu papel institucional e implementem de forma imediata as novas regras de desenvolvimento na carreira dos servidores técnico-administrativos, como forma de reconhecer a formação, a dedicação e o papel estratégico da categoria no funcionamento das instituições públicas de ensino superior.
A entidade que representa os reitores afirmou que seguirá dialogando com os órgãos competentes, “sempre pautada pelo compromisso com a legalidade, o respeito institucional e a valorização dos servidores públicos da educação”.