Dados alarmantes revelam que a depressão e o transtorno de estresse pós-traumático são os principais problemas enfrentados por pessoas que sofreram assédio moral no ambiente de trabalho. Esse fenômeno, que frequentemente está ligado à deterioração das relações interpessoais e a disfunções organizacionais, pode ter consequências devastadoras para a saúde mental dos trabalhadores.
Embora a pesquisa sobre os danos do assédio moral à saúde mental no Brasil ainda seja escassa, a Organização Mundial da Saúde (OMS) enfatiza que o assédio moral é um comportamento irracional e repetido, que cria riscos à saúde e à segurança do trabalhador. Comumente, esse tipo de comportamento é caracterizado por abusos de autoridade, deixando as vítimas em uma posição vulnerável e sem meios de se defender.
Reconhecer e combater o assédio moral é essencial para preservar a saúde mental dos servidores e promover um ambiente de trabalho saudável e respeitoso. A conscientização sobre o tema é o primeiro passo para que medidas efetivas sejam implementadas e para que os profissionais se sintam seguros e valorizados em seus locais de trabalho.
Campanha “Servidor, nossa saúde mental importa!”
Em comemoração ao Mês do Servidor, o ATENS Sindicato Nacional está realizando a campanha “Servidor, nossa saúde mental importa!” para destacar a urgência de cuidar da saúde mental desses profissionais que são fundamentais para o funcionamento do país.
Durante todo o mês de outubro, sempre às segundas e quintas-feiras, a campanha compartilhará dados preocupantes e reflexões sobre a saúde mental no serviço público. Serão discutidos os desafios enfrentados e a importância de um suporte adequado.
Vamos juntos trabalhar pela promoção de um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor para todos!