Seg - Sex 9:00 às 18:00

(31) 2528-2588

atens-sn@atens-sn.org.br

(31) 9701-5392

REAJUSTE: Filiados do ATENS rejeitam proposta do governo e votam pela contraproposta

No início de fevereiro, o Governo Federal, tendo o Ministério da Economia à frente, deu início à Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), que inaugurou o diálogo entre o Executivo e as entidades de servidores públicos federais na busca de solução para as demandas por melhores condições de trabalho.

A negociação coletiva envolve, de um lado, as Centrais Sindicais e Fóruns de entidades representativas dos servidores federais e, de outro, a bancada dos representantes do governo federal composta pela equipe da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia. O Secretário Geral do ATENS SN, Paulo Menezes, participou da primeira rodada, que ocorreu no dia 16 de fevereiro, representando a Pública Central do Servidor e estará presente na segunda rodada que se realizará hoje, 28 de fevereiro, às 14h em Brasília, para tratar da resposta dos servidores à proposta apresentada pelo Governo.

A fim de escutar a base para definir os rumos da negociação e estabelecer a posição do ATENS SN quanto à proposta de reajuste linear de 7,8% e aumento de R$200,00 no auxílio alimentação, entre outros pontos, o ATENS orientou as Seções Sindicais que convocassem Assembleias Gerais e organizou uma consulta eletrônica com os filiados diretos (Coordenações e locais onde não existe Seção Sindical). As Assembleias das Seções Sindicais ATENS UFSM, ATENS UFMG, ATENS UFRGS, ATENS UFV, ATENS UnB e ATENS UFRN, assim como a consulta eletrônica, deliberaram pela rejeição da proposta e pela construção de uma contraproposta conjunta com as demais entidades de servidores.

Ontem, 27 de fevereiro, a Pública reuniu os Sindicatos e entidades representativas de servidores federais e deliberou por uma contraproposta de reajuste de 13,5%, aumento de R$200,00 no auxílio alimentação e abertura das mesas setoriais para discussão das carreiras e demais demandas próprias de cada categoria. O Ofício com a contraproposta já foi protocolado junto ao Ministério da Economia.

Este é um momento muito importante para o retorno da negociação coletiva e de diálogo do Governo Federal com os sindicatos, o que não acontecia desde 2015. O ATENS está lutando para manter seu espaço nessas discussões e está empenhado em defender os direitos e interesses da categoria dos TNS. Contamos com sua permanente mobilização e participação na luta pela valorização dos TNS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *