Mídias Área Administrativa

Artigos

Saudação aos TNS no I Fórum Nacional do ATENS SN

Discurso do presidente do ATENS Sindicato Nacional, Edilson Tavares, pronunciado em solenidade de abertura do I Fórum Nacional, no auditório do Departamento de Economia Rural, campus da  Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Por nossa história construída com todos os colegas aqui presentes e com tantos outros que não puderam comparecer neste momento, hoje nos reunimos para discutir e encaminhar as lutas que a categoria precisa que sejam feitas em busca da consolidação de uma longa caminhada pela transformação para uma nova fase de organização dos Técnicos de Nível Superior das Instituições Federais de Ensino Superior.

Sinto-me honrado por estar à frente da condução desta luta e sei do significado histórico desta decisão que tomamos em conjunto. Como é aparente a suavidade deste espaço, pois trás consigo uma enorme responsabilidade perante aos colegas das diversas Instituições Federais de Ensino Superior em todo o país.

Nossa missão agora é de consolidar esta passagem e avançar no caminho da efetiva representação, inserção e reconhecimento na comunidade acadêmica.

Uma gestão se alicerça no acúmulo de conquistas realizadas ao longo da história. Ela sempre será, ao seu tempo, mudança e continuidade. Por isso, ao saudar os extraordinários avanços recentes, com a fundação do ATENS Sindicato Nacional e transformação de diversas associações em seções sindicais, é justo lembrar que muitos, a seu tempo e a seu modo, deram grandes contribuições às conquistas da categoria.

Mas, em um Movimento com a complexidade do nosso, é preciso sempre querer mais, descobrir mais, inovar nos caminhos e buscar novas soluções. Um movimento vibrante e moderno, pleno de compromisso e liberdade política.

Para enfrentar estes grandes desafios é preciso manter os fundamentos que nos garantiram chegar até aqui. Mas, igualmente, agregar novas ferramentas e novos valores.

Para o ATENS SN é tarefa indeclinável e urgente a quebra da matriz remuneratória do PCCTAE, com uma nova redefinição do piso salarial dentro da malha remuneratória de cargos de nível superior. Sabemos o que significa o resultado desta quebra e de uma nova redefinição do piso salarial dentro da malha remuneratória de cargos de nível superior, o pior entre os cargos de nível superior do Governo Federal.

Mas esta conquista só será plenamente alcançada com um Sindicato de base representativa forte e independente para conduzir a luta e consolidar as demandas da categoria. Este é um passo, decisivo e irrevogável, para consolidar e ampliar as grandes conquistas já obtidas.

A luta mais obstinada desta gestão tem sido a concessão do registro sindical. Estamos fazendo trabalho permanente e continuado para criar condições reais e efetivas para tanto.

Mas é preciso, antes de tudo, sermos capazes de aproveitar e potencializar, ainda mais e melhor, a imensa energia criativa e produtiva da nossa categoria.

Reiteramos, com veemência e firmeza, a decisão de avançar em nossa organização, construindo em cada IFES uma ATENS Local e, posteriormente, transformá-la em Seção Sindical do ATENS Sindicato Nacional.

Disse, na solenidade de posse desta gestão, da necessidade de ocupar espaços nos fóruns de decisão sobre temas que impactam na vida funcional dos TNS, tomando as rédeas do nosso destino em nossas mãos. Vamos assumir posição nas questões relevantes da gestão, levando o olhar qualificado dos TNS. E vamos fazê-lo.

Mas é importante lembrar que o destino deste novo momento não se resume à ação de diretoria. Ele é o resultado do trabalho e da ação transformadora de todos os Técnicos de Nível Superior das IFES. O ATENS SN do futuro será exatamente do tamanho daquilo que, juntos, fizermos por ele hoje. Do tamanho da participação de todos e de cada um.

Dessa forma, a realização deste Encontro se insere no esforço de nossa busca cotidiana por consolidar o ATENS Sindicato Nacional e conduzir as lutas da categoria. Esperamos que este espaço apresente-se como uma ferramenta de ampliação da discussão dos problemas que se apresentam no dia-a-dia do profissional e que não é o mesmo em todas as instituições públicas federais.

Nesses dois dias de discussão, está assegurado, aos participantes, o direito soberano de manifestar-se sobre os rumos a serem seguidos por sua entidade.

Aproveito para reforçar o convite a todos para participar do esforço de transformação do nosso país e reafirmar o compromisso inegociável em fazer do ATENS Sindicato Nacional um agente político respeitável e presente em nossa sociedade.

Muito obrigado!

ATENS NACIONAL

Endereço

Secretaria Geral do ATENS-SN

Rua Guajajaras, 910 – Sala 412
Centro – Belo Horizonte/MG
CEP.: 30180-106
www.atens-sn.org.br
atens-sn@atens-sn.org.br

Copyright © 2013 atens-sn.org.br - Todos os direitos reservados

Desenvolvido com Wordpress - www.wordpress.org