Mídias Área Administrativa

Artigos

Discurso de Posse

Discurso do novo presidente do ATENS Sindicato Nacional, Edilson Tavares, pronunciado em solenidade de posse realizada no dia 27 de março, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Senhoras e Senhores,

Hoje é um dia marcante para os Técnicos de Nível Superior das Instituições Federais de Ensino Superior, pois representa mais um passo do novo Movimento da nossa categoria em busca da consolidação de uma longa caminhada pela efetiva representação, inserção e reconhecimento na comunidade acadêmica.

Tenho plena consciência das responsabilidades que estou, junto com meus colegas, assumindo nesse momento histórico dos Técnicos de Nível Superior das Instituições Federais de Ensino Superior. Ao mesmo tempo, tenho a certeza e a convicção de que nenhum momento difícil, nessa trajetória de dois anos, irá impedir que encaminhemos as lutas que a categoria precisa que sejam feitas.

Nós temos uma história construída junto com todos os colegas aqui presentes e com tantos outros que não puderam se fazer presentes neste momento. A nossa vitória não é o resultado apenas de uma eleição, mas de uma história.

O nosso papel neste instante, com muita serenidade e responsabilidade, é reafirmar o compromisso de encampar as reivindicações da ampla maioria dos Técnicos, orgulhando-nos das lutas vitoriosas do passado, das quais muitos de nós participamos, mas, ao mesmo tempo, compreendendo que a sociedade muda, as bandeiras se atualizam e novas táticas precisam ser criadas.

Lutar pela quebra da matriz remuneratória do PCCTAE, principal bandeira do ATENS Sindicato Nacional, apresenta-se como a prioridade desta diretoria. Sabemos o que significa o resultado desta quebra e de uma nova redefinição do piso salarial dentro da malha remuneratória de cargos de nível superior. Faz-se urgente a redefinição do piso salarial dos TNS, o pior entre os cargos de nível superior do Governo Federal.

Mas para tanto, precisamos de um Sindicato de base representativa forte e independente para conduzir a luta e consolidar as demandas da categoria. E devo lembrar que esta é uma responsabilidade inerente a cada TNS em sua Instituição Federal de Ensino Superior. Temos que avançar em nossa organização, construindo em cada IFES uma ATENS Local e, posteriormente, transformá-la em Seção Sindical do ATENS Sindicato Nacional.

Diante do esgotamento de um modelo que, em vez de gerar avanço, produziu estagnação e do fracasso de uma cultura de práticas anacrônicas, a categoria escolheu ousar e começou, ela mesma, a promover a mudança necessária. É chegada a hora de trilhar novos caminhos.

Precisamos ocupar espaços nos fóruns de decisão sobre temas que impactam na vida funcional dos TNS, tomando as rédeas do nosso destino em nossas mãos. Vamos assumir posição nas questões relevantes da gestão, levando o olhar qualificado dos TNS para a análise dos problemas.

Queremos superar as atribuições meramente burocráticas e atuar no planejamento, organização e execução das atividades inerentes ao apoio técnico-administrativo ao ensino, à pesquisa e à extensão, de modo a assegurar a eficiência, a eficácia e a efetividade das atividades de ensino, pesquisa e extensão das Instituições Federais de Ensino Superior, como está garantido na Lei do PCCTAE, e obter efetivas oportunidades de acesso às atividades de direção, assessoramento, chefia, coordenação e assistência.

É por isso que estamos aqui, neste dia sonhado por tantos colegas, para reafirmar os compromissos mais profundos e essenciais, para reiterar a todos o significado de cada ponto de nossa pauta de luta, para imprimir à mudança um caráter de intensidade prática, para dizer que chegou a hora de ousar.

Vamos ousar avançar, com coragem, cuidado e humildade. Ousar tendo consciência de que a mudança é um processo gradativo e continuado, não um simples ato de vontade, não um arroubo voluntarista. Avançar por meio do diálogo e da negociação, sem atropelos ou precipitações, para que o resultado seja consistente e duradouro.

Ousaremos lutar para que o ATENS Sindicato Nacional torne-se, cada vez mais, um agente político respeitável e presente em nossa sociedade!

 

ATENS NACIONAL

Endereço

Secretaria Geral do ATENS-SN

Rua Guajajaras, 910 – Sala 412
Centro – Belo Horizonte/MG
CEP.: 30180-106
www.atens-sn.org.br
atens-sn@atens-sn.org.br

Copyright © 2013 atens-sn.org.br - Todos os direitos reservados

Desenvolvido com Wordpress - www.wordpress.org