Mídias Área Administrativa

Notícias

Recurso “extra” em Universidades do RS é falso!

Uma informação fantasiosa de que as universidades do Rio Grande do Sul receberiam este ano um recurso extra do Ministério da Educação circulou por vários canais de comunicação nos últimos dias. As notícias afirmam que o repasse será de R$ 20 milhões e destinados a cinco universidades e três institutos federais do estado. Além disso, a verba poderá ser utilizada em obras, investimentos em infraestrutura e contratação de serviços terceirizados.

Dentre as IFES que receberão a verba do MEC, a Universidade Federal de Santa Maria será a principal beneficiada do repasse que será oferecido em 2018. A informação dada ao leitor fornecia a interpretação de que os orçamentos das universidades estavam sendo alargados e o governo atual estaria investindo em melhorias na educação superior.

Ao contrário da interpretação fornecida pelos jornais, a Secretária Geral do ATENS Sindicato Nacional e Diretora do Atens UFSM, Diana Sampaio, conta que o recurso denominado “extra” se trata, na verdade, de 10% do que foi pactuado para a implementação de um novo campus da Universidade Federal de Santa Maria, o campus de Cachoeira do Sul. Diana afirma que a verba foi pactuada há mais de cinco anos e nunca foi liberada.

O campus de Cachoeira do Sul já está ativo, porém, sem a infraestrutura necessária para o seu ideal funcionamento. Ao todo são cinco cursos ministrados na instituição, entre eles arquitetura e engenharias que necessitam de laboratórios especializados para a graduação. “Eles não têm prédio, não têm infraestrutura. Estão funcionando em prédios alugados. É uma deliberação ainda muito pequena em relação à necessidade de infraestrutura para a implementação do campus”, conta a Secretária Geral do ATENS SN.

Diana também destaca que essa verba não irá acrescentar em nada na rotina dos outros campi já consolidados da UFSM. “O orçamento nosso não está sendo alargado, em hipótese alguma, isso é importante ressaltar, é nada mais nada menos que uma pequena parcela daquilo que já era obrigação do MEC repassar para a implementação do campus de Cachoeira do Sul, da Universidade Federal de Santa Maria”, pontua.

Chega a ser constrangedor e imprudente o descuido com que notícias são tratadas por alguns veículos no momento atual. Infelizmente não podemos acreditar em tudo que falam, devemos ficar atentos e ir a fundo em qualquer notícia divulgada. Um Sindicato unido e uma luta conjunta, fiquemos atentos!

ATENS NACIONAL

Endereço

Secretaria Geral do ATENS-SN

Rua Guajajaras, 910 – Sala 412
Centro – Belo Horizonte/MG
CEP.: 30180-106
www.atens-sn.org.br
atens-sn@atens-sn.org.br

Copyright © 2013 atens-sn.org.br - Todos os direitos reservados

Desenvolvido com Wordpress - www.wordpress.org