Mídias Área Administrativa

Notícias

Comemoração dos 10 anos da ATENS UFRN

Foi celebrado nesta quarta-feira, dia 9 de agosto, o décimo aniversário da Seção Sindical ATENS UFRN. O evento ocorreu no auditório do CCET, em Natal, e contou com a presença de dezenas de filiados, da diretoria da seção e da presidente do ATENS SN, Rosário Oliveira.

A presidente da ATENS UFRN, Rosa Cavalcante, afirmou que “o objetivo do evento é apontar os avanços nos últimos 10, destacando as importantes colaborações recebidas e apontar metas para o futuro”. Para Angela Lobo Costa, vice-presidente da seção, “este momento mostra o que o sindicato pode fazer pela categoria e discutir o momento político do ponto de vista do servidor público”.

Homenagens

Na cerimônia, todos os presentes na assembleia de criação da entidade, 10 anos atrás, foram homenageados com uma placa comemorativa. Confira os agraciados:

Álvaro Saraiva Viana

Andreia Araújo Munemassa

Angela Lobo Costa

Edilson Cosme Tavares

Francisco Queiroz Lima

Francisco Sales de Freitas – in memorian

José Aguiar do Nascimento

José Aldemar Dantas

José Gurgel de Freitas

José Medeiros dos Santos

José Melo de Carvalho

José Pereira Lima

Luciano Costa de Góis

Maria de Fátima Correia Cardoso

Maria de Fátima Dantas

Maria do Rosário Alves de Oliveira

Maria Lúcia Maranhão de Farias

Maria Nazaré Batista

Mariorie da Fonseca e Silva Medeiros

Nara Caldas Cardoso Viana da Silva – in memorian

Paulo Eduardo Cortez Trigueiro

Pedro Enéas do Nascimento Neto

Regina Maria Rodrigues Pinheiro Spinelli

Rodrigo Otávio Souza Lima

Rosa Cavalcante da Costa

Wesley Souza Chaves

Discurso

Em seu discurso, a presidente do ATENS, Rosário Oliveira, falou da importância da ATENS UFRN não apenas para a consolidação do sindicato no país, mas como exemplo de luta ante os momentos de dificuldade em que se encontram as universidades brasileiras e os trabalhadores do Brasil. Confira a íntegra da fala:

Boa tarde a todos, especialmente, amigas e amigos atenienses.

Cumprimento a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas da UFRN,  Mirian Dantas dos Santos, representando a Reitora da UFRN, Profª Ângela Maria Paiva Cruz,  o presidente da ADURN, Prof. Francisco Wellington Duarte e demais Sindicatos companheiros aqui presentes.

É com muita satisfação e orgulho que me dirijo a vocês nesta bela tarde. É sempre muito saboroso estar em Natal. Ainda que minhas últimas visitas tenham sido permeadas por muito trabalho, é revigorante rever tantos amigos. Carinhosamente, abraço todos vocês na figura da presidente Rosa Cavalcante, querida e valorosa companheira de lutas.

E não poderia deixar de saudar nosso eterno presidente, Edilson Cosme Tavares, que, com muita luta, fundou, ao lado de tantos outros colegas,  sob a orientação de nossa especial assessora jurídica, Andreia Araujo Munemassa, a alternativa ao pensamento monolítico do sindicalismo unicitário, o ATENS.

Hoje é um dia de sabor ímpar.  Afinal, é o dia em que comemoramos os 10 anos da Seção Sindical da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, uma das mais laboriosas, valentes e significativas frentes dentro do Sindicato Nacional dos Técnicos de Nível Superior das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil. Uma Seção Sindical que nos orgulha, nos inspira e que serve de exemplo para balizar o trabalho que o ATENS tem feito por todo o país.

Historicamente, o Rio Grande do Norte sempre foi um pilar de defesa da soberania brasileira. Assim é a ATENS UFRN na defesa pelos direitos não somente dos técnicos de nível superior, mas de todos os trabalhadores potiguares. Uma combatente incansável, que não se dobra diante das intempéries e dos desmandos que, ultimamente, têm nos afligido de maneira constante.

Vivemos tempos nebulosos. Tempestuosos, eu diria. Tempos de desmonte total do Estado brasileiro, de ataques diários aos direitos dos trabalhadores e de todo o nosso povo, principalmente aquele mais humilde. Temos como algoz um governo tirânico e ilegítimo que, dominado por uma agenda que só interessa aos poderosos, quer transformar o Brasil em uma República sem povo.

A PEC do Fim do Mundo, a Terceirização e as reformas Trabalhista e Previdenciária são os mais duros golpes disparados contra os brasileiros nas últimas décadas. Suas consequências serão irreparáveis e significam, se não o fim, um obstáculo muito duro de superar na luta por um Brasil mais justo, igualitário e capaz de oferecer oportunidades iguais para todos, sem discriminação e sem privilégios.

Não bastasse tudo isso, nós, TNS, estamos presenciando a destruição calculada e impiedosa do ensino superior federal brasileiro. Nunca nossas universidades foram tão desprezadas, tão abandonadas. Estamos diante de um colapso total que, se não for impedido a tempo, terá como efeito tão somente a barbárie. Um país que deserda o conhecimento de seus filhos não tem futuro, está destinado ao fracasso.

Porém, contra tantas tormentas, o sol que brilha em Natal, mais que em qualquer outro lugar do país, nos dá esperança por dias melhores. Uma esperança que vem de vocês, amigos atenienses da UFRN. A luta se faz urgente e não iremos esmorecer. Não iremos nos curvar. Até o fim, até que consigamos mobilizar cada brasileiro nessa peleja, vamos prosseguir nesse bom combate. O que está em jogo é nosso passado, presente e futuro.

A história do ATENS é uma história de bravura e de enfrentamento. Essas duas bandeiras encontraram, aqui no Rio Grande do Norte, alicerce sólido e, há dez anos, foram fincadas para não mais serem arrancadas. Um solo fértil, do qual brotam verdadeiros pilares do nosso Sindicato e de um novo movimento sindical que se faz presente e necessário para a defesa perpétua do Estado brasileiro.

Por fim, gostaria de me valer das palavras que a poetisa Zila Mamede, que todos vocês tão bem conhecem, usou para homenagear Manuel Bandeira. Elas retratam, fielmente, o que penso e sinto quando falo da ATENS UFRN, quando falo do trabalho que aqui é realizado, quando dou testemunho do exemplo de vocês em meus encontros com atenienses em todo o Brasil.

“Penso-te

como quem sonha uma estrela

que inventou na madrugada

e no desejo de guardá-la

viva.

Penso-te

como o claro silêncio permanente

da neve,

como a branca surpresa

de uma flor nascente.

Meu pensamento ama-te”.

Parabéns, ATENS UFRN!

 

ATENS NACIONAL

Endereço

Secretaria Geral do ATENS-SN

Rua Guajajaras, 910 – Sala 412
Centro – Belo Horizonte/MG
CEP.: 30180-106
www.atens-sn.org.br
atens-sn@atens-sn.org.br

Copyright © 2013 atens-sn.org.br - Todos os direitos reservados

Desenvolvido com Wordpress - www.wordpress.org