Mídias Área Administrativa

Notícias

BALANÇO DA GESTÃO – PERÍODO 2016/2017

  1. Política Nacional Turbulenta

Apesar do crescimento e aprofundamento da crise política, institucional e econômica, temos conseguido avançar no compromisso de lutar pela consolidação do ATENS Sindicato Nacional e pelos avanços de nossas demandas.

Estamos sofrendo severos ataques aos nossos direitos, especialmente com a promulgação da Emenda Constitucional 95, que juntamente com a Terceirização e a Reforma Trabalhista são os mais duros golpes disparados contra os brasileiros nas últimas décadas. Suas consequências serão irreparáveis e significam, se não o fim, um obstáculo muito duro de superar na luta por um Brasil mais justo, igualitário e capaz de oferecer oportunidades iguais para todos, sem discriminação e sem privilégios.

Não bastasse tudo isso, nós, TNS, estamos presenciando a destruição calculada e impiedosa do ensino superior federal brasileiro. Nunca nossas universidades foram tão desprezadas, tão abandonadas. Estamos diante de um colapso total que, se não for impedido a tempo, terá como efeito tão somente a barbárie. Um país que deserda o conhecimento de seus filhos não tem futuro, está destinado ao fracasso.

  1. O primeiro passo: registro sindical

Apesar de todas essas adversidades, de constantes e permanentes ameaças a direitos sociais duramente conquistados, de forte repressão policial e de falta de diálogo com a sociedade, conseguimos nosso objetivo primordial para o alicerçamento de nosso Sindicato, o registro sindical publicado em 16 de dezembro de 2016, conquista esta, fruto da nossa enérgica e continuada atuação na busca permanente pela legitimidade do ATENS Sindicato Nacional.

Mesmo tendo colocado bastante energia neste propósito, não deixamos de lado o outro compromisso assumido de lutar por uma nova carreira. É evidente que, com o registro sindical, conseguimos avançar nesta direção, ao realizarmos três reuniões no MPOG e uma no MEC. Mas, em virtude das decisões arbitrárias deste atual governo, sem disponibilidade ao diálogo e discussão das inúmeras peculiaridades presentes em nossa carreira e também nas demais, as portas se fecharam à negociação. Continuamos tentando, não desistiremos nunca!.

  1. Busca do nosso enraizamento nas IFES

Reforçamos nosso compromisso na luta por ampliar nossa representatividade, com a realização de visitas pelo Nordeste, Sul e Centro-Oeste. Fundamos um novo Sindicato no Estado de Goiás, uma Associação no Estado do Rio de Janeiro e novas Coordenações na UNILAB, UFERSA, UFRJ. Nossa estrutura hoje se compõe de um Sindicato (GO), sete Seções Sindicais (UFC, UFMG, UFRGS, UFRN, UFSM, UFV, UNB), 11 Coordenações (UFAL, UFBA, UFERSA, UFF, UFMA, UFPR, UFRJ, UFSC, UNILAB, UNIPAMPA, UNIRIO) e cinco Associações (FURG, RJ, UFPA, UFPB, UFRA).

Aprovamos a nossa filiação à uma Central Sindical, a Pública Central do Servidor, o que tem nos permitido uma maior aproximação com o movimento sindical dos servidores públicos, contribuindo para nossa integração.

Também, por entendermos o Sindicato como um agente político e social e um espaço educativo, reafirmamos como um dos aspectos relevantes no processo de fortalecimento de nosso projeto sindical a necessidade de investimento na formação dos dirigentes, buscando alternativas para estender este processo aos filiados. Tivemos a oportunidade de finalizar nosso primeiro curso de Formação Sindical, em plataforma EAD, neste último mês de outubro.

Nos espaços das frentes Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social e a Frente Parlamentar Mista pela Auditoria da Dívida Pública com Participação Popular, bem como na Associação da Auditoria Cidadã da Dívida, o ATENS SN vem discutindo o aperfeiçoamento de mecanismos de cobrança da dívida, reforma tributária com base na progressividade e maior tributação sobre patrimônio, adoção de medidas efetivas contra a sonegação fiscal, auditoria da dívida pública brasileira, entre outras medidas alternativas às propostas que tramitam no Congresso com a justificativa da dívida pública.

Precisamos ocupar os espaços nos fóruns de decisão das Universidades. E, para isto, encaminhamos parecer de nossa Assessoria Jurídica, juntamente com ofício à Andifes, solicitando audiência para darmos início a este processo de discussão com os dirigentes das IFES.

Além disto, nesse caminhar buscamos e firmamos parcerias com outras entidades sindicais, participamos de diversas manifestações e eventos em defesa do serviço público e das universidades por todo o país.

  1. Os desafios para o próximo período

Finalmente, é importante lembrar que o nosso destino não se resumirá à ação desta ou de qualquer outra Diretoria. Ele será o resultado do trabalho e da ação transformadora de todos os Técnicos de Nível Superior das IFES. O ATENS SN do futuro será exatamente do tamanho daquilo que, juntos, fizermos por ele hoje. Do tamanho da participação de todos e de cada um.

O momento exige de nós coragem e ousadia na necessária resistência para despertar enfrentar os novos desafios que surgem a todo momento.

Ao término de 2017 e também de nossa gestão, queremos saudar e agradecer a todos os dirigentes das Seções Sindicais, Sindicato, Coordenações, Associações e, especialmente, a nossos filiados, que sempre estiveram do nosso lado. Lá se vai um período de luta intensa, trabalho, cooperação e confiança.

Que em 2018, renovemos nossas forças para continuar a resistir, cada vez mais, em defesa dos trabalhadores, especialmente os integrantes da nossa categoria.

Tenhamos um Feliz Ano Novo! São os votos da Diretoria do ATENS Sindicato Nacional!

ATENS NACIONAL

Endereço

Secretaria Geral do ATENS-SN

Rua Guajajaras, 910 – Sala 412
Centro – Belo Horizonte/MG
CEP.: 30180-106
www.atens-sn.org.br
atens-sn@atens-sn.org.br

Copyright © 2013 atens-sn.org.br - Todos os direitos reservados

Desenvolvido com Wordpress - www.wordpress.org