Mídias Área Administrativa

Artigos

O necessário passo à frente em 2014

Neste ano de 2013, a categoria dos TNS recebeu esperançosa e confiante o reconhecimento da identidade jurídica do ATENS Sindicato Nacional, bem como a formação de diversas seções sindicais. A época é propícia a reflexões, balanços, projeções, reafirmação de convicções e, como coroamento de tudo isso, de preparação do passo adiante que o Sindicato precisa dar para consolidar sua base sindical.

A primeira tarefa nessa direção é ampliar a nossa representatividade. É indispensável desencadear um amplo movimento constituído pelas seções sindicais em torno de uma plataforma de defesa e aprofundamento desta nova organização sindical, formada pelo esforço em se construir uma ousada cultura política baseada no respeito às divergências, na transparência da gestão, na concepção de que o modelo sindical esgotou-se como tal e na premissa de que só uma nova postura política fará avançar as conquistas.

Para tanto, é indispensável consciência, unidade e mobilização para barrar o retrocesso e estimular o avanço deste novo movimento dos Técnicos de Nível Superior nas Instituições Federais de Ensino Superior de todas as regiões do país.

A defesa de tal plataforma é inseparável da luta pela reposição de perdas salariais, o reordenamento da carreira e da grade salarial e melhores condições de trabalho. Alguns dos vários temas que necessitarão de um Sindicato de base representativa forte e independente para conduzir a luta e consolidar as demandas da categoria diante do governo.

No entanto, faz-se necessária a compreensão de que somente promovendo uma grande mobilização das Seções Sindicais, que ponha em movimento o campo da categoria, será possível trilhar os caminhos da consolidação e do crescimento.

Nesse sentido, precisamos criar as condições necessárias para os TNS reforçarem a luta pela construção de um projeto que valorize, adequadamente, os profissionais de todos os níveis e que tenha compromisso com a reestruturação da carreira, bandeira da luta da nossa categoria, baseada na valorização do trabalho. Nisto consiste a tarefa imediata para a realização de um novo projeto sindical, objetivo com o qual o ATENS Sindicato Nacional está explicitamente comprometido desde a sua fundação, em dezembro de 2012.

Todos os esforços deverão ser feitos para que a entidade torne-se, cada vez mais, um agente político respeitável e presente em nossa sociedade. A afirmação desta nova organização sindical caminha a par da contribuição na defesa, por meio da apresentação e do debate de propostas concretas, dos interesses efetivos da nossa categoria. É necessária a consolidação de um Sindicato democrático, que rejeite práticas anacrônicas, como a tomada de decisões em assembleias manipuladas, e que incentive processos de deliberação representativos da vontade da maioria, com amplas e mais ágeis consultas.

Consolidar o ATENS Sindicato Nacional é olhar para o futuro!

ATENS NACIONAL

Endereço

Secretaria Geral do ATENS-SN

Rua Guajajaras, 910 – Sala 412
Centro – Belo Horizonte/MG
CEP.: 30180-106
www.atens-sn.org.br
atens-sn@atens-sn.org.br

Copyright © 2013 atens-sn.org.br - Todos os direitos reservados

Desenvolvido com Wordpress - www.wordpress.org